EU, PÁSSARO PRETO

Adão Ventura

eu,

pássaro preto,

cicatrizo

queimaduras de ferro em brasa,

fecho o corpo de escravo fugido

e

monto guarda

na porta dos quilombos.

Dúvida

Esmeralda Ribeiro

Se a margarida flor

é branca de fato

qual a cor da Margarida

que varre o asfalto?

UM

Adão Ventura

em negro
teceram-me a pele
enormes correntes
amarraram-me ao tronco
de uma Nova África.

carrego comigo
a sombra de longos muros
tentando impedir
que meus pés
cheguem ao final
dos caminhos.

mas o meu sangue
está cada vez mais forte.
tão forte quanto as imensas pedras
que meus avós carregaram
para edificar os palácios dos reis.

Deixe um comentário

