4 versões de fazer nada

para Aline Boches    

e Zé Eduardo

 

Henri MatisseHenri Matisse

(…) ao regressar a casa, em Maputo, deparei com dois jovens sentados no muro de minha casa e perguntei o que eles faziam ali. O primeiro respondeu: – Não estou fazendo nada. E o segundo acrescentou: – Pois eu estou aqui a ajudar o meu amigo.

Haver alguém que ajuda um outro a não fazer nada é do domínio da mais pura metafísica. Possivelmente não se tratava de não fazer nada, mas da árdua tarefa de fazer o Nada.

Mia Couto, do texto Encontros e Encantos: Rosa em Moçambique.

Lasar SegallLasar Segall

 

Pop Wu Wei

O movimento está para o repouso 
Assim como o sofrimento está para o gozo
O sofrimento está para o gozo
Assim como o movimento está para o repouso.

Por isso eu faço tudo pra não fazer nada
Ou então não faço nada pra tudo fazer
Eu gosto de deixar a onda me levar sem nadar
Deixar o barco correr
Mas como o povo diz que Deus teria dito
“Faz a tua parte que eu te ajudarei”
Melhor considerar o dito por não dito e dizer
“Tudo que eu puder farei”

O movimento está para o repouso 
Assim como o sofrimento está para o gozo
O sofrimento está para o gozo
Assim como o movimento está para o repouso

Meu bem
Eu sei que posso estar cantando prosa
E como é perigosa a minha afirmação
Sair do movimento bem que pode ser um tormento
Eis outra constatação
O fato é que eu sou muito preguiçoso
Tudo que é repouso me dará prazer
Se Deus achar que eu mereço viver sem fazer nada
Que eu faça por merecer.

 

* Wu Wei = na filosofia chinesa, a ação sem intenção.

Gilberto Gil. Disco Quanta.

Deixe um comentário

