Breve passeio em Tiradentes

Minha mãe tem a doçura das águas…

Seus olhos: morada de muitos.

Suas mãos: segredo de cura.

Sua voz: canto de cunhã.

 –

Ir para Tiradentes, para sua casinha colorida, acolheu minha meninice, me devolveu a saúde, a voz, a inteireza do corpo.

 –

De manhã, café quentinho e pães diversos no cestinho, uma prosa que se estendia entre as chitas, as xícaras desenhadas e as artes de Gabi

[serelepe brinca-brincou, entre flama e íris, cactos e cetim.]

À tarde, banquete, com toda a sua profusão de cheiros, ervas e temperos, uma beleza distante dos clichês gastronômicos de revistas, uma beleza assinada – folha de louro, raminho de manjericão – filha dos nossos ancestrais, como se séculos distintos coexistissem ali naquela mesa, no alimento que nutre os afetos e a conversa ritmada.

 –

Peteca estava lá, uma morena-gauguin de gargalhada solta. Seus olhos, também castanhos, balançam na ginga do mar, reconhecem sereias e suas afilhadas, mas desconfiam – catrumanos – dos homens, com seus egoísmos repetitivos e seus discursos vazios.

 –

Foi comigo Caê, seu sono e seus blues. O menino-girassol e suas sementes.

3 Responses to

  1. aline euzébio disse:

    É a sensação que eu tenho qdo estou na sua casa… Menino-girassol é muito Caê, Como nunca percebi?

    • Dani Cabral disse:

      É bom ler, ver a tradução do sentimento que na maioria das vezes não conseguimos traduzir em palavras. Palavras que estão no lugar certo, com significado certo e com uma sensibilidade admirável.

  2. monica bomfim disse:

    Puxa, que coisa linda e tão afetuosa… sua maneira de escrever é viva, me leva a tanta riqueza que a casa de sua mãe e vocês me proporcionaram… os gatos, o cachorrinho que cantava ao ouvir música, camelias, buganvilles, as comidas deliciosas de sua mãe, a atmosfera atraente de talento e vontade de você e suas irmãs, Daniela cantando Vandré numa linda peça… saudade imensa… que Deus proteja e irrigue esse lar de amor, alegrias, cores e poesia.

Deixe um comentário

